Adeus a Mandela

Esta semana, o Mundo perdeu um dos seus mais queridos personagens da história , Nelson Mandela,  “Ícone da luta pela igualdade racial”

Foto: Nessa quinta-feira nos despedimos de um dos maiores líderes mundiais de todos os tempos: Nelson Mandela. Mandela viveu 95 anos, 67 deles a serviço da humanidade. O vencedor do Nobel da Paz faleceu após uma longa batalha contra uma infecção pulmonar. Se hoje o mundo é um lugar mais igualitário e as barreiras do preconceito vem sendo derrubadas uma a uma, muito se deve à garra e luta desse grande homem. Descanse em paz, gigante e querido Nelson Mandela.

“Uma palavra comum em vários idiomas resume bem o espírito de Mandela.: Ubuntu Ela pode ser traduzida como ‘sentir que você pertence à humanidade, que todos são seus irmãos. É tudo de bom que se pode desejar ao próximo”

Quando  soube da morte de Mandela, lembrei de uma estória   que marcou muito a minha visita a África do Sul..  e  vou contar aqui. Também postei no final,  um link para um  vídeo, que faz  um resumo da vida de Mandela.

Nunca esqueci este episódio

Fazendo alguns passeios pela Africa do Sul, o motorista do táxi em que eu viajava, contou com certo orgulho, que seus filhos podiam estudar hoje, graças ao Mandela , o que no seu tempo, não era permitido, entre muitas outras coisas.!

Pude constatar o quanto ele era respeitado e querido pelo seu povo.Perguntei como o povo reagiu, quando foi preso. Ele contou que  o próprio Mandela pediu para eles não usarem da violência, não adotarem a política de vingança contra os brancos. Em vez do revanchismo, o perdão. Em vez da perseguição, a conciliação. .Essa transição sem violência, lhe deu em 1993, o Nobel da Paz.

Fui conhecer a ilha,um dos pontos turísticos mais visitado, onde Mandela passou 18 dos seus 27 anos de prisão, sempre procurando manter o clima de paz entre os negros… Na viajem que fiz de barco até a ilha, parecia que até as gaivotas, com os seus gorjeios, queriam contar a sua história.

No último parágrafo da sua autobiografia, ele deixa uma mensagem aos sul-africanos: “Eu caminhei essa longa estrada para a liberdade. Mas descobri que depois de escalar uma grande montanha, há outras montanhas a serem vencidas. Eu descansei por um instante para apreciar a incrível vista que me cercava. Olhei para trás e vi a distância que percorri. Mas só posso descansar por um momento. Porque com a liberdade vêm outras responsabilidades. E sequer me atrevo a demorar a continuar. A minha caminhada ainda não terminou”.  

Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial                                                                    Clique aqui>> Veja o Vídeo                                                       Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, ele tinha 95 anos. Líder foi hospitalizado em dezembro para fazer exames de rotina.    continue lendo 

Sobre cidacastelli

Com tanta bagagem que carrego , adquirida ao longo dos anos trabalhando na educação e Intercambio, viajando o mundo todo com jovens, fui juntando estórias e experiências que gostaria de compartilhar com vocês...É o que sempre me pediram para escrever “about.”.. Mas quando iniciei este Blog , pensei em algo mais urgente ou seja ajudar a Salvar o Planeta!! tentando fazer a minha parte...como na história do Beija Flor e o incêndio na floresta . E, como diz no Holismo"Tudo faz parte do Todo", vai dar para falar de tudo um pouco. E, para ajudar a salvar o Planeta , temos que estar em paz com o nosso mundo interior, consciente do nosso papel aqui na Terra, do que somos e para que viemos, ajudando a construir o “Admirável mundo novo sustentável” , vivendo uma vida saudável e cuidando com muito Amor de todo o ser que vive nele, seja humano, animal ou vegetal. Esse é o foco principal do Blog Conto também com a sua ajuda nessa busca....qualquer artigo a respeito será muito bem vindo!!! Agradeço pelo seu tempo e espero que possamos aprender juntos aqui no Blog,. Sempre que puder, deixe um comentário. Aquele abraço! Maria Aparecida Castelli
Esse post foi publicado em Seja Bem Vindo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Adeus a Mandela

  1. Maria Dulce Flor Perrone disse:

    Muito bom, parabéns, muito sucesso! O mundo precisa de pessoas preocupadas e que dividam seus “saberes”, pois assim suas boas energias serão multiplicadas. Um Abraço, M.Dulce.

    • cidacastelli disse:

      Obrigada pela mensagem tão carinhosa!! Estou tentando fazer a minha parte!!
      Gostaria de poder contar com a sua ajuda nessa divisão de saberes, em que você é Mestra!!! Por enquanto, eu sinto que sou uma Aprendiz de Aprendiz de Feiticeira… Um beijo no ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s