Considerações e desabafo de um leitor após ler o Post- Que calor é esse ? O que está acontecendo….

 

Já publiquei carta e  comentários da família…                             Chegou a vez do Gustavo , um leitor  desconhecido até então… que fez um comentário, verdadeiro desabafo sobre a condição e o papel da sociedade e a responsabilidade do ser  humano dentro da realidade do que está acontecendo no  nosso planeta nos dias de hoje. Ele respondeu ao post da semana passada: Que calor é esse? O que está acontecendo com o nosso planeta?…..

É o seu  texto que publico a seguir-

“Infelizmente, ninguém vai fazer nada quanto aos seus hábitos destrutivos, exceto algumas pessoas, como eu e você por exemplo (mas não somos suficientes). Não importa se isso ocasionar sofrimento e o fim de nossa espécie.

O ser humano sofre de uma “esquizofrenia natural”, não consegue ver além de um pequeno círculo, enxerga o mundo rodando apenas em torno de si. Por mais que tenha consciência de que o fim se aproxima, não consegue entender que ele próprio, o indivíduo, faz parte do processo. E tem todo o comodismo de continuar sempre da mesma forma, com os mesmos hábitos do dia a dia. As madames, os playboys, os trabalhadores de bem, as pessoas más: ninguém vai deixar de usar carro para ir ao trabalho, de trocar de celular a cada ano, de usar e abusar da água, da eletricidade, dos recursos naturais, etc.

O capitalismo só agrava esse problema, com sua lógica de extração de recursos naturais e destruição do meio ambiente, além da poluição causada. Precisaremos desaparecer, ou quase desaparecer como espécie. Se quase desaparecermos, e tudo entrar em colapso total e absoluto, talvez a humanidade ressurja de outra maneira. Mas eu não acredito nisso. Acho que temos a tendência de nos autodestruir.Vivencio dia a dia a alienação das pessoas quanto ao que vem acontecendo.

O desconforto com o calor aumenta, pela primeira vez em minha cidade acontece racionamento de água. O que as pessoas fazem? Lavam suas casas e ruas com mangueiras de água (eu vi hoje isso). Compram ar condicionado. Tomam bebidas geladas. Vão às praias cada vez mais sujas e lotadas. Compram ventiladores. E claro, tudo isso só agrava o problema, pois causa ainda mais consumo, produção e gasto de energia.  Mas todos vão se acostumando progressivamente, como a história da rã que, posta numa panela de água fria, e quando ligado o fogo brando abaixo da panela, vai se acostumando ao calor da água, até que morre cozida.

Desculpe o desabafo, mas é o que acho e o que vejo diariamente. Estudo física, geologia, química (tudo como autodidata) e outras ciências. Quando falo sobre a “ponta do iceberg” de algum desses assuntos explicando a fragilidade do planeta, esse pontinho no universo, pelo qual deveríamos lutar e desenvolver nossas ciências e tecnologia para protegê-lo, as pessoas fazem cara de estranheza. Acham que sou excêntrico.

Aproveitemos o fim dos tempos, para contemplarmos a natureza e o universo. Espero que exista vida inteligente em outros locais do universo. Seria uma pena existir apenas o ser humano como ser ciente capaz de pensar sobre si próprio, de refletir sobre si próprio e o próximo, e sobre a natureza da existência. Se formos só nós humanos nos universo, apesar dessas capacidades, paradoxalmente nos destruiremos tendo consciência disso. Parabéns pelo seu texto….”

 

 

 

 

Sobre cidacastelli

Com tanta bagagem que carrego , adquirida ao longo dos anos trabalhando na educação e Intercambio, viajando o mundo todo com jovens, fui juntando estórias e experiências que gostaria de compartilhar com vocês...É o que sempre me pediram para escrever “about.”.. Mas quando iniciei este Blog , pensei em algo mais urgente ou seja ajudar a Salvar o Planeta!! tentando fazer a minha parte...como na história do Beija Flor e o incêndio na floresta . E, como diz no Holismo"Tudo faz parte do Todo", vai dar para falar de tudo um pouco. E, para ajudar a salvar o Planeta , temos que estar em paz com o nosso mundo interior, consciente do nosso papel aqui na Terra, do que somos e para que viemos, ajudando a construir o “Admirável mundo novo sustentável” , vivendo uma vida saudável e cuidando com muito Amor de todo o ser que vive nele, seja humano, animal ou vegetal. Esse é o foco principal do Blog Conto também com a sua ajuda nessa busca....qualquer artigo a respeito será muito bem vindo!!! Agradeço pelo seu tempo e espero que possamos aprender juntos aqui no Blog,. Sempre que puder, deixe um comentário. Aquele abraço! Maria Aparecida Castelli
Esse post foi publicado em Seja Bem Vindo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s