Alimentação Saudável

Alimentação Saudável – Como montar um prato saudável

Açúcar: fino, branco e mortal

fino, branco e mortalHá muitos anos eu li o livro Sugar Blues, o doce Amargo do açucar ,  onde o  autor norte-americano William Dufty faz um dossiê de todos os malefícios que o açúcar branco refinado pode representar para a saúde. Escrito em 1975, ele defende que o açúcar é destrutivo e vicia tanto quanto o álcool, heroína, morfina.         Recentemente li um artigo muito bom a  respeito:- Açucar: fino, branco e mortal ,  Se quiser saber mais , é só clicar aqui:-   http://www.vidanatural.org.br/site/in

15 Princípios da Alimentação Saudável

– Faça três refeições ao dia em horários regulares, com intervalo de 5 horas entre cada uma, no mínimo;

– Aprenda a relaxar antes das refeições e evite comer com ansiedade;

– Coma devagar, mastigando muito bem e saboreando os alimentos;

– Tome 6 a 8 copos de água por dia, nos intervalos das refeições.;

– Evite tomar líquidos durante as refeições. Respeite o intervalo de 30 minutos antes ou 2 horas após, para evitar a distensão do estômago e a diluição das enzimas digestivas;

– Inicie o almoço pela salada crua com temperos naturais como limão, alho, cebola e ervas aromáticas;

– Inicie o desjejum e o jantar pelas frutas;

– Reduza a quantidade de óleo no preparo dos alimentos;

– Substitua as frituras por alimentos assados e cozidos;

– Prefira alimentos naturais e integrais, evitando os refinados e processados;

– Priorize o consumo de Frutas, Verduras e Legumes;

– Procure variar os alimentos no seu dia a dia, fazendo um prato colorido;

– Use sal com moderação. Evite usar o saleiro à mesa;

– Evite bebidas alcoólicas;

– Evite o café e bebidas que contenham cafeína (refrigerantes, chá mate, chá preto, chá verde, chocolates, etc);

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Dicas para uma alimentação saudável

A chave para uma alimentação saudável é um equilíbrio entre variedade e moderação. Devemos comer uma grande variedade de alimentos sem ingerir muitas calorias ou exagerar em qualquer um dos nutrientes que nosso corpo precisa. Seguindo essas dicas você saberá como seguir este conselho e ainda poder desfrutar dos alimentos que mais gosta sem medo.

Coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes. Diariamente precisamos de mais de 40 nutrientes diferentes para o bom funcionamento do nosso corpo e evitar doenças, e nenhum alimento sozinho consegue prover essa necessidade. Por isso sua dieta diária deve conter doses de pão e outros produtos como cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos e carnes, aves, peixes e outros alimentos proteicos. A quantidade de cada um depende de suas necessidades energéticas.
Abuse de grãos integrais, frutas e verduras. Se não tem o hábito de ingerir esses alimentos, deve pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares, pois são eles que provém grande parte dos nutrientes que precisamos sem serem calóricos.
Mantenha-se no peso ideal. O excesso de peso aumenta suas chances de desenvolver doenças como pressão alta, doenças cardíacas, derrame, diabetes, alguns tipos de câncer e muitas outras. Mas estar magro demais também causam males como osteoporose, irregularidades menstruais e outros problemas de saúde. A alimentação balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos ajudam a manter o peso ideal.
Coma porções moderadas. Se conseguir comer pouco, poderá comer de tudo, mas se exagerar em algum alimento terá que diminuir a porção de outros, por isso o melhor é comer de tudo, mas um pouco de cada coisa.
Faça refeições regulares. Pular refeições podem levar ao descontrole da fome, pois ficará essa refeição sem comer, porém comerá muito mais na próxima. Os lanches entre refeições também atrapalham, pois as vezes ao invés de um lanche ele torna-se uma refeição inteira, e por isso que engordamos.
Reduza, mas não elimine certos alimentos da dieta. A grande maioria das pessoas come por prazer, se seu alimento preferido é rico em gordura, sal ou açúcar, não há a necessidade de parar de comê-lo. Apenas deve reduzir a quantidade das porções e das vezes que o come.
Faça um balanço do que come de tempos em tempos. Se num dia exagerou no consumo de gordura, sal ou açúcar, no outro evite esses alimentos. O segredo é que as escolhas de alimentos devem ser balanceadas ao longo de vários dias, um dia compensando o outro.
Conheça sua dieta. Para melhorar seus hábitos alimentares, você primeiro tem que saber o que há de errado com eles. Faça uma lista do que comeu durante três dias e depois veja se a dieta está de acordo com essas dicas. Veja se existe muitas porções de alimentos gordurosos, muita manteiga ou molhos para saladas. Nos próximos dias consuma quantidade menores deles, até alcançar o equilíbrio.
Faça as mudanças gradualmente. Não há como mudar seus hábitos alimentares do dia para a noite, pois além de ter uma extrema força de vontade, uma mudança radical pode fazer com que você fique no meio do caminho e desista. O ideal é ir corrigindo as deficiências e excessos aos poucos.
Lembre-se que os alimentos não são bons ou maus. Tudo em excesso faz mal, por isso não se sinta culpado se um dia exagerou nos doces, tente compensar não comendo-os no outro dia. O que faz os alimentos fazerem mal ao nosso corpo é o excesso. Se conseguir ter uma dieta variada e balanceada poderá comer sempre um pouco de tudo o que mais gosta.

Seguindo estas dicas conseguirá ter uma alimentação saudável, uma vida mais longa e livre de doenças, além de muito mais auto-controle e disciplina, já que isso é essencial para quem quer conseguir mudar sua dieta diária.

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