Holismo

“Holismo” vem do grego “holos” que significa “todo”, “inteiro”, “completo”, e é usada para designar um modo de pensar, ou considerar a realidade, segundo a qual  nada pode  ser explicado pela  mera ordenação ou disposição da partes, mas antes pelas relações que elas mantém entre si e com o próprio todo”.

Ouvi falar pela primeira vez de  Holismo, quando participei de um Congresso no Memorial da América Latina, em SP. A Abertura do evento foi feita por alguém,que contou a história do Beija Flor da PazEla foi um marco e um exemplo de vida para mim e para as pessoas com quem pude compartilhar, em especial os jovens ,com quem convivi, durante muitos anos como professora ou como líder em grupos de viagens para o exterior.. Sempre que ouvir a  palavra Holismo, vou lembrar do:-

BEIJA FLOR DA PAZ

É a história de um beija-flor que estava no meio de um incêndio da floresta em que vivia.Todos os animais estavam fugindo apavorados, menos ele; o passarinho tirava gotinhas de água de um lago e as jogava no fogo; repetia este comportamento sem cessar; até que uma coruja intrigada perguntou: “O beija-flor, você enlouqueceu? Você está pensando que vai apagar o incêndio, jogando gotinhas de água no fogo?” Respondeu o beija-flor com a maior calma do mundo. ” – Eu não vou apagar o incêndio. Mas eu estou fazendo a minha parte”.

SEJA UM BEIJA-FLOR DA PAZ!

                                              Este texto é uma contribuição da UNIPAZ – Universidade Holística Internacional de Brasília e da Fundação Cidade da Paz, para a Direção, os Funcionários e os Clientes do Banco do Brasil.                                                                                                      Pierre Weil

Clique nos links para entrar nas págs  e conhecer mais sobre o texto, que é muito bom…

A ARTE DE VIVER EM PAZ CONSIGO MESMO – UMA QUESTÃO DE ECOLOGIA INTERNAhttp://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-61a.htm A ARTE DE VIVER EM PAZ COM OS OUTROS. UMA QUESTÃO DE ECOLOGIA SOCIALhttp://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-61b.htm A ARTE DE VIVER EM PAZ COM A NATUREZA. UMA QUESTÃO DE ECOLOGIA AMBIENTALhttp://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-61c.htm CONCLUSÃO: SEJA UM BEIJA FLOR DA PAZ, http://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-61d.htm 

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE                                                                            Sustentabilidade= Holismo

  • Escrito por  
  • Palestrante dos temas Sustentabilidade, Educação, Física Quântica, Empresas Sustentáveis, Planejamento Estratégico e Gestão do Turismo.

“Sustentabilidade não é reciclar papel ou trocar óleo de cozinha por crédito em latas de tintas. Como pode uma grande empresa se declarar sustentável se continua impactando excessivamente o mundo que a cerca. O banco do planeta, por exemplo, não tem restrições na maioria de suas linhas de crédito para projetos com alto impacto negativo social e ambiental. A reciclagem ou postos de papa-pilhas não o tornam sustentável.

Sustentabilidade também não é ambientalismo. Muitas pessoas pensam que os ambientalistas são os líderes da formação desta nova sociedade. É verdade que eles têm feito trabalhos maravilhosos em diversas áreas no sentido de diagnosticar problemas e apontar soluções. No entanto, este movimento sozinho não é suficiente para gerar este tão almejado futuro. Acho que é preciso compreender a sustentabilidade como o resultado, que está por vir, de um conjunto de movimentos, pontos de vistas e soluções complementares.

As ditaduras da década de 60 nos mostraram a necessidade de fortalecer a democracia e a liberdade de expressão. Essa foi a luta de toda uma geração, que ajudou a sociedade a avançar. O Feminismo é outro movimento imprescindível para sustentabilidade. Como seria possível um equilíbrio do sistema terra e o ser humano, sendo que o próprio ser humano, zelador do planeta, não consegue compreender a complementaridade entre homens e mulheres, pretos e brancos, ocidentais e orientais?

Martin Luther King teve um sonho e John Lennon imaginou. Mandela e Gandhi transformaram em política pública. Os hippies, a bossa nova, a tropicália e o rock and roll também trouxeram suas contribuições criativas e desrrepressoras. Hoje, todo tipo de pessoa pode contribuir seja ela atleta, médica, açougueira, monge, professora, administradora, política, mãe ou artista.

Sustentabilidade é exatamente esta colcha de retalhos que esta se formando a partir da complementaridade destas contribuições. Esta nova sociedade não é e não pode vir de apenas um dos bonitos retalhos e seu particular ponto de vista, mas surgirá como o resultado de todas as cores e tecidos. O holismo é, portanto, o melhor caminho para compreender este possível futuro. Segundo Krisnamurti, a palavra holismo vêm do inglês whole, ou seja, o todo. O que nos levou às crises foi sermos partes e individualidades. O que nos está levando às soluções é o pensamento e a prática holística.”

Consciência, holismo e física quântica 0001

 

 “HOLISMO”, e ou HOLÍSTICO”?

Por Caroline Faria

Se você é uma dessas pessoas antenadas com certeza já ouviu falar uma dessas palavras: “holismo”, ou “holístico”. Mas o quê elas querem dizer? 

A palavra “holismo” vem do grego “holos” que significa “todo”, “inteiro”, “completo”, e é usada para designar um modo de pensar, ou considerar a realidade, segundo a qual nada pode ser explicado pela mera ordenação ou disposição das partes, mas antes pelas relações que elas mantém entre si e com o próprio todo. As realidades poderiam ser entendidas em dois estágios: o primeiro seria o “todo” e este, por sua vez, seria composto por partes distintas porém inter-relacionadas, apenas compreensíveis dentro do contexto do “todo”

.Em 1926 a palavra “holismo” foi empregada por Jan Christian Smuts em seu livro “Holism and Evolution” (Holismo eEvolução), porém com uma definição bem mais abrangente do que a empregada atualmente. Mas o holismo só tomou força a partir da década de 80 quando passou a ser empregado para tentar explicar um novo paradigma que deveria ser empregado a fim de anular os diversos distúrbios causados pelo homem na natureza. Por isso, o holismo é freqüentemente associado a discursos ambientalistas.

O holismo, na verdade, surge da crise que abalou os alicerces da ciência questionando o postulado de qualquer filosofia reducionista, que baseada na lógica do pensamento cartesiano-newtoniano, deixa de considerar as interações existentes entre tudo o que existe e as conseqüências de qualquer alteração nestas interações que, segundo afirmam alguns seriam as responsáveis pelo desequilíbrio enfrentado pelo mundo hoje (seja do ponto de vista social, econômico ou ambiental).

Com implicações profundas em quase todas as áreas do conhecimento,filosofia holística  vem provocando questionamentos principalmente nos campos da saúde onde as doenças começam a ser encaradas como uma manifestação localizada de um distúrbio no equilíbrio do indivíduo como um todo, não apenas de uma de suas partes (questão focada por algumas práticas medicinais tradicionais como a ayurveda).

Fontes TERRICABRAS, J. M., et al. Diccionario de Filosofia, Tomo II (E-J).Editoral Arial S.A., Barcelona, 1994.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s